top of page

Estado, políticas públicas e povos indígenas: estudo de caso sobre o Conselho de Articulação do Povo Guarani no Rio Grande do Sul (CAPG/RS)

Tendo como pano de fundo o conflituoso processo do estabelecimento das relações entre o Estado e os povos autóctones em nosso país, assim como o crescente e decisivo papel desempenhado pelas associações e organizações indígenas - principalmente após o processo de redemocratização e da promulgação da Constituição de 1988 - esta pesquisa busca aprofundar o entendimento sobre o processo de constituição de novas formas do protagonismo indígena através da atuação de lideranças mbyá-guarani em modelos organizativos orientados à luta e defesa dos direitos originários e fundamentais dessa parcialidade étnica. O objetivo é compreender os principais desafios enfrentados pelo Conselho de Articulação do Povo Guarani no Rio Grande do Sul (CAPG/RS) e seus integrantes na construção e gestão de mecanismos de representação e mobilização política.

PROJETOS

Processos sociais agrários contemporâneos: a reprodução social em comunidades tradicionais indígenas e quilombolas e na agricultura familiar 

Aborda aspectos contemporâneos da reprodução social em comunidades indígenas, quilombolas e em comunidades rurais em que predomina a mão-de-obra do tipo familiar. Busca caracterizar o espaço agrário do Rio Grande do Sul sob o ponto de vista demográfico, socioeconômico, e de suas especificidades étnicas. Para o melhor entendimento da questão da reprodução social observa-se com especial ênfase as variáveis sexo e idade, que fazem evidenciar questões de gênero e geracionais imbricadas à problemática. Estuda também as intervenções estatais através de políticas públicas direcionadas a estes segmentos.

 

PROJETO 3

Em construção.

bottom of page